PREFEITURA PROMOVE IV ENCONTRO PELO “DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES”

Prefeitura M. de Ourinhos 13/05/2013 - 18:24:15 Cidade

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social de Ourinhos (SMAS), através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS/Serviço de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, realiza nesta quarta-feira, 15, às 8 horas no Teatro Municipal Miguel Cury, o IV Encontro de Sensibilização em razão do “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil”, cuja data é celebrada no dia 18.
Após o início de abertura oficial da solenidade, será encenada a peça teatral “Vim ver Maria” do Grupo SOARTE e também apresentados os dados de atendimento do CREAS, além da realização da palestra “Os desafios dos Profissionais no Atendimento às vítimas de violência”. Às 14h será reapresentada a Peça Teatral do Grupo SOARTE.
De acordo com a Secretária de Assistência Social Maria Aparecida Finotti de Oliveira, o evento é destinado à sociedade em geral, crianças, jovens, adultos e idosos. “A intenção é estimular e encorajar as pessoas a denunciarem as situações de violência sexual, assim como implementar as ações de enfrentamento ao fenômeno. No âmbito do combate à impunidade e de proteção e promoção às crianças e adolescentes em situação de vítimas ou vitimização, conforme estabelece o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente”, conta.
Os Estados e municípios são orientados para uma unidade nacional na agenda de realização do evento, a fim de repassar as informações às Regionais de cada estado (DRADS- Avar), que manterá a interlocução com os outros órgãos. O objetivo é possibilitar o melhor encaminhamento aos casos identificados no município que são atendidos no CREAS, a partir de reflexões e fortalecimento das articulações com a rede de atendimento, assim como com a população de forma geral.

BOX
A violência sexual

A violência sexual contra meninos e meninas ocorre tanto por meio do abuso sexual intrafamiliar ou interpessoal como na exploração sexual. Praticada contra a criança e o adolescente envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de geração, de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas.
Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais pessoas e/ou redes satisfazem seus desejos e fantasias sexuais e/ou tiram vantagens financeiras e lucram usando, para tais fins, as crianças adolescentes. Nesse contexto, a criança ou adolescente não é considerada sujeito de direitos, mas um ser despossuído de humanidade e de proteção.

Parceiros